top of page

Saúde Mental da população LGBT+

A importância da terapia para o atendimento da população LGBTQIA+

Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

A saúde mental da população LGBT + é impactada pelo preconceito e discriminação sofridos desde a infância.

Há vários exemplos desses impactos como a baixa autoestima, a violência, depressão e ansiedade elevadas, etc.

Casal de mulheres negras

Por exemplo, se você é um homem gay cisgênero, talvez já tenham dito pra você algo como: "Descruza as pernas! Fala que nem homem!", ouvir esse tipo de coisa desde pequeno cria uma ansiedade grande na criança que passa a acreditar que tem algo de errado consigo.

Se você é uma mulher lésbica ou bissexual talvez já tenha tido que esconder sua identidade ou desejos por outras mulheres para evitar qualquer retaliação da família ou no trabalho, isso adicionado com o fato de que ser mulher já traz opressões de gênero como quando suas palavras são descredibilizadas, entre outras discriminações.

As pessoas trans também enfrentam estresses específicos, como o medo de usar o banheiro do gênero com o qual se identificam, além da violência explícita presente na sociedade brasileira.

 

Cada um vai ter estresses específicos e se você for uma pessoa negra esses estresses ainda se somam com o Racismo sofrido, a esse acúmulo de opressões chamamos de Intersecsionalidade.​

Casamento Gay

​​Na Terapia vamos juntos identificar como você sofre esses estresses e encontrar maneiras de lidar com as emoções que eles causam, e também pensarmos juntos em maneiras de resoluções de problemas.

Quando o problema é social, estrutural e maior que a gente, o que podemos fazer é encontrar maneiras de ter o máximo de qualidade de vida possível dentro do que está no nosso controle.


Todas as emoções que experienciamos possuem funções em nossa vida, elas estão tentando dizer alguma coisa e na terapia podemos aprender como escutar com atenção.

As emoções como a raiva e a indignação frente às injustiças, são forças que podemos usar para lutar pelos nossos direitos por exemplo.


A criança que um dia pensou que tinha algo de errado com ela, pode ressignificar essa ideia distorcida e aprender a ter orgulho de ser quem se é!

Psicólogo
Jonathan Miguel de Souza Santos

CRP-SP 06/158831

Atendimento Online Nacional e Internacional

E-mail: psicojonathanm@gmail.com

Tel: (11) 95734-3484

bottom of page